Cane Corso (á pedidos)
20/06/2011 18:58A primeira coisa a saber é que o Cane Corso não é uma raça nova. Na verdade sua história começa ainda antes da Roma antiga. Os detalhes são pouco conhecidos, mas existem várias teorias sobre a proveniência. A mais aceita entre os estudiosos da raça parece ser no Épiro, antiga região de dominação grega, atualmente Macedônia. Nesta região os romanos puderam observar o uso militar dos cães e os adotaram, assim como muitas outras práticas dos povos que conquistavam.
O Cane Corso atual é o irmão mais leve do Mastim Napolitano, ambos descendentes do canis pugnax romano. Excepcional na guarda, sua presença física, porte e solidez asseguram ao Corso grande eficácia na guarda ostensiva. De temperamento equilibrado, é ao mesmo tempo muito confiável no convívo com a família.
É um cão de porte médio-grande, com musculatura muito bem desenvolvida que dá um aspecto sólido e compacto. Somam-se também sua devoção à família e paciência com as crianças. É um cão muito adaptável, equilibrado, discreto, de fácil adestrabilidade, um guardião espetacular e, ao mesmo tempo, uma grande companhia.
As características de equilíbrio psíquico, a devoção ao dono e a versatilidade para adaptar-se às necessidades do homem são a razão de seu sucesso e a explicação de um uso tão eclético.
Na familia é um cão dócil e sociável, particularmente tolerante com as crianças para as quais, consciente de sua força, é muito delicado. O Corso tem um temperamento mediano e alta têmpera. Eu diria que é um cão muito físico, que aprecia o contato com o dono, preservando ao mesmo tempo um alto nível de iniciativa.
https://www.canecorsoitaliano.com.br/
———
Voltar